Receitas Salgadas

Receita: suflê de queijo

Quer uma receita fácil, rápida e deliciosa de suflê de queijo? Hoje vamos te ensinar como fazer um suflê de queijo fofinho e cremoso que vai impressionar a sua família e os seus convidados. O suflê de queijo é um prato francês que consiste em uma massa leve e aerada feita com ovos, leite, farinha e queijo ralado, assada em uma forma untada. O resultado dessa mistura é um prato quente e saboroso, que pode ser servido como entrada ou como acompanhamento da refeição principal. Veja agora os ingredientes e o modo de preparo do suflê de queijo.

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto
  • Manteiga e farinha de rosca para untar a forma
Suflê de queijo, uma delícia que pode ser preparada por diferentes versões desse ingrediente tão amado

Como fazer suflê de queijo

  1. Preaqueça o forno a 180°C e unte uma forma redonda, com manteiga e farinha de rosca.
  2. Pegue os ovos e separe as claras das gemas. Bata as claras em neve com uma pitada de sal até formar picos firmes. Reserve.
  3. Em uma panela, derreta a manteiga em fogo médio e adicione a farinha de trigo, mexendo bem para não formar grumos. Cozinhe por alguns minutos, sem deixar dourar.
  4. Vá acrescentando o leite aos poucos, mexendo sempre com um batedor de arame, até obter um molho liso e homogêneo. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto.
  5. Retire do fogo e adicione o queijo parmesão ralado, misturando bem até derreter. Deixe amornar um pouco e então junte as gemas, uma a uma, mexendo bem após cada adição.
  6. Transfira a mistura para uma tigela grande e incorpore delicadamente as claras em neve, usando uma espátula ou um fouet.
  7. Despeje a massa na forma untada e leve ao forno por cerca de 25 minutos, ou até crescer e dourar.
  8. Retire do forno com cuidado e sirva imediatamente.

Rendimento

Essa receita rende 6 porções de suflê de queijo.

Lucre fazendo incríveis marmitas fitness

Dicas

  • Você pode usar o queijo de sua preferência para fazer o suflê. Ótimas opções são mussarela, prato, gouda ou emmental.
  • Para evitar que o suflê murche, não abra o forno enquanto o suflê estiver assando.
  • Se quiser, adicione outros ingredientes à massa do suflê, como presunto picado, espinafre refogado ou ervilhas cozidas.
  • Queijos frescos como cottage e ricota devem ser mantidos refrigerados sempre, pois estragam facilmente.
  • Para armazenar bem os queijos na geladeira, sem perder sabor e textura, embrulhe os pedaços em um papel toalha absorvente e em seguida passe um filme plástico que fique bem aderido ao produto. Deixe dentro de um recipiente com tampa, e então poderá consumi-lo tranquilamente em dois ou três meses.
  • O queijo minas também é um tipo de queijo fresco e precisa de atenção especial antes de ser guardado. Siga alguns passos, como tirar o soro dele antes do armazenamento, lavá-lo em água corrente e colocá-lo em um recipiente com tampa ou uma queijeira. Só depois disso guarde na geladeira. Caso uma película se forme, lave-o novamente em água corrente antes do consumo.
  • Para congelar o queijo fresco e conservá-lo por mais tempo, envolva-o o queijo já aberto com papel alumínio e depois cubra-o com um filme plástico e leve-o ao congelador. Para descongelar, deixe-o na geladeira até que o produto volte à consistência natural. Atenção: deixe-o no congelador por no máximo um ano.
  • Os queijos precisam estar à temperatura ambiente para manter sua textura e sabor, então retire da geladeira 1 hora antes de seu consumo.É possível que a parte cortada apresente uma leve camada de mofo se estiver armazenada a bastante tempo. Não se preocupe, simplesmente corte esta parte fora. 

Gostou da receita de suflê de queijo? Leia também: Como fazer empadão de palmito que derrete na boca

Imagem do topo: Tudo gostoso

Informações: “Receitas Globo”, “Você pergunta”