8 de novembro de 2023

6 sugestões incríveis de pratos com queijo

Por Leticia Amaral

O queijo é sem dúvida um dos ingredientes mais consumidos, e os pratos com queijo são alguns dos mais amados do mundo. Ele é nutritivo, saboroso e versátil, e pode ser usado em diversas receitas, salgadas ou doces. Além disso, existem vários tipos de queijo, cada um com suas características e propriedades, que podem dar um toque todo especial aos seus pratos. Neste artigo, vamos te mostrar 6 incríveis sugestões de pratos com queijo que são fáceis, deliciosos e rápidos. Confira!

6 deliciosos pratos com queijo

Lasanha, um dos mais populares pratos com queijo. Imagem: Receita toda hora

Aprenda receitas low carb que vão facilitar sua vida

  1. Lasanha de queijo. A lasanha de queijo é clássico irresistível, que agrada a todos os paladares. Feita com camadas de massa de lasanha, queijo, presunto e molho de tomate, ela é gratinada no forno até ficar borbulhante e dourada. Você pode usar o queijo de sua preferência, como provolone, parmesão, mussarela ou ricota. Você pode servir a lasanha de queijo como prato principal ou como acompanhamento de uma boa salada verde.
  2. Quiche de queijo. De origem francesa, a quiche de queijo é uma torta salgada que se popularizou no Brasil. Ela é feita com uma massa de farinha, sal e manteiga, que é forrada em uma forma de fundo removível e assada; e então é recheada com uma mistura de ovos, queijos, temperos e creme de leite, e assada novamente até ficar firme e dourada. Você pode usar o queijo que mais gostar, como gorgonzola, cheddar, brie ou minas. Você pode servir a quiche de queijo fria ou quente, como entrada, acompanhamento ou prato principal.
  3. Macarrão com queijo. Essa receita de origem americana conquistou o Brasil. Ela é feita com macarrão cozido que é misturado com um molho cremoso de queijo, manteiga, leite e farinha, e levado ao forno para gratinar. Você pode usar o queijo que mais gostar, como mussarela, prato, requeijão ou cheddar. Você pode servir o macarrão com queijo como prato único ou como acompanhamento de carnes, peixes ou aves.
  4. Pizza de queijo. A pizza de queijo é uma receita que simplesmente dispensa apresentações, pois é uma das mais apreciadas e pedidas no mundo. Ela é feita com uma massa de farinha, fermento, água e sal, que é aberta em um disco e coberta com molho de tomate, queijo e orégano, e assada em forno bem quente até ficar crocante e derretida. Você pode usar o queijo de sua preferência, como mussarela, gorgonzola, catupiry ou parmesão. Você pode servir a pizza de queijo como lanche, jantar ou sobremesa.
  5. Sopa de queijo. Ideal para os dias frios, a sopa de queijo aquece e conforta. Ela é feita com caldo de legumes, creme de leite, queijo, temperos e farinha, e é batida no liquidificador até ficar cremosa e lisa. Você pode usar o queijo que mais gostar, como parmesão, cheddar, emmental ou gruyère. Você pode servir a sopa de queijo com torradas, bacon, cebolinha ou croutons.
  6. Pudim de queijo. O pudim de queijo é uma sobremesa surpreendente por seu sabor e sua textura. Ele é feito com queijo, leite, baunilha, ovos e leite condensado, e é assado em banho-maria até ficar firme e dourado. Você pode usar o queijo de sua preferência, como minas, cottage, ricota ou cream cheese. Você pode servir o pudim de queijo com calda de caramelo, chocolate, chantilly ou frutas.

Essas foram as nossas 6 sugestões incríveis de pratos com queijo que vão fazer a sua boca salivar. Gostou? Lembre-se de que o queijo é um ingrediente que pode transformar as suas receitas, dando mais sabor, cremosidade e textura. Experimente em sua casa e conte nos comentários o que achou.

Leia também: Suflê de queijo

Imagem do topo: Folha PE