Receitas Salgadas

Arroz a piamontese

Você já ouviu falar do arroz a piamontese? Esse prato é típico da região do Piemonte, na Itália, que leva arroz, queijo, cogumelos e creme de leite. É uma receita fácil, saborosa e rápida, que pode ser servida como acompanhamento ou prato principal. Hoje vamos te ensinar como fazer um arroz a piamontese cremoso e irresistível em apenas 30 minutinhos. Vamos lá?

Como fazer um delicioso arroz a piamontese em 30 minutos

Ingredientes

Para fazer o arroz a piamontese, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de arroz branco lavado e escorrido
  • 4 xícaras de chá de água fervente
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • Sal a gosto
  • 200 g de cogumelos fatiados (pode ser champignon, shitake, shimeji ou outro de sua preferência)
  • 1 xícara de chá de vinho branco seco
  • 200 g de queijo parmesão ralado
  • 1 caixinha de creme de leite
Imagem: Clube de Receitas

Marmitas saudáveis e saborosas para o dia a dia

Modo de preparo

O modo de preparo do arroz a piamontese é muito simples. Siga o passo a passo abaixo:

  1. Aqueça uma colher de sopa de manteiga em uma panela e refogue metade da cebola e do alho até ficarem macios. Adicione o arroz e mexa bem para envolvê-lo na manteiga. Tempere com sal e coloque a água fervente. Tampe a panela e deixe cozinhando em fogo baixo até o arroz ficar macio e soltinho, leva em torno de 15 minutos. Reserve.
  2. Em outra panela, aqueça a outra colher de sopa de manteiga e refogue o restante do alho e da cebola. Acrescente os cogumelos e refogue por alguns minutos, até ficarem macios. Regue com o vinho branco e deixe evaporar, mexendo de vez em quando.
  3. Adicione o queijo parmesão e o creme de leite e misture bem, até que forme um molho cremoso. Se necessário, tempere com sal.
  4. Despeje o molho sobre o arroz reservado e misture delicadamente, até incorporar bem. Passe para uma travessa e sirva em seguida, decorado com salsinha picada.

Rendimento e tempo de preparo

Esta receita de arroz a piamontese rende 6 porções e leva mais ou menos 30 minutos para ficar pronta. É uma boa opção para um almoço ou jantar especial, que vai surpreender a sua família e os seus convidados.

Dicas e variações

O arroz a piamontese é um prato versátil, que combina com diversos tipos de carne, como bovina, suína, frango ou peixe. Você também pode variar os ingredientes do molho, usando outros tipos de queijo, como provolone, mussarela ou gorgonzola, ou acrescentando outros temperos, como noz-moscada, mostarda ou pimenta-do-reino.

Gostou dessa receita? Se você gostou, compartilhe com os seus amigos e deixe o seu comentário. Até a próxima!

Leia também: Arroz a grega tradicional

Imagem do topo: Cyber Cook