Receitas Salgadas

Macarrão com queijo (Mac and cheese)

O macarrão com queijo é um prato popularizado pelos americanos, mas que conquistou o paladar de muitos brasileiros. Ele é feito com uma massa cozida e um cremoso molho de queijo, que pode levar diferentes tipos e combinações de queijos. É uma receita rápida, fácil e muito saborosa, que agrada a toda a família.

Neste artigo, vamos mostrar como fazer um macarrão com queijo caseiro, usando ingredientes simples e acessíveis. Você vai aprender o passo a passo para preparar o molho de queijo perfeito, que fica bem derretido e encorpado. Além disso, vamos dar algumas dicas e sugestões para você variar a receita e deixá-la ainda melhor.

Como fazer um delicioso macarrão com queijo em casa

Ingredientes

Para fazer o macarrão com queijo, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 500 g de macarrão de sua preferência (pode ser penne, fusilli, farfalle, etc.)
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 3 xícaras (chá) de leite
  • 2 xícaras (chá) de queijo cheddar ralado
  • 1 xícara (chá) de queijo muçarela ralado
  • Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto
Acrescente ingredientes e deixe seu macarrão com queijo ainda melhor.

Marmitas saudáveis que facilitam o dia a dia

Modo de preparo

Siga o modo de preparo abaixo para fazer o seu macarrão com queijo:

  1. Em uma panela com água fervente e sal, cozinhe o macarrão seguindo as instruções da embalagem, até que ele fique al dente – ou seja, cozido, mas firme.
  2. Escorra o macarrão e reserve.
  3. Derreta em outra panela a manteiga em fogo médio e acrescente a farinha de trigo. Mexa bem com uma colher de pau ou um foet, até formar uma pasta homogênea. Esse é o roux, uma base para engrossar molhos.
  4. Aos poucos, adicione o leite e vá mexendo sempre para não empelotar. Deixe o molho cozinhar, e não pare de mexer, até que ele fique espesso e cremoso.
  5. Tempere o molho com pimenta-do-reino, sal e noz-moscada a gosto. Você pode usar outros temperos de sua preferência, como tomilho, orégano, alho, etc.
  6. Desligue o fogo e adicione os queijos ralados ao molho, misturando bem até que eles fiquem completamente derretidos.
  7. Coloque o macarrão cozido no molho de queijo e misture bem, para que ele fique bem envolvido pelo molho.
  8. Transfira o macarrão com queijo para um refratário untado com manteiga e leve ao forno preaquecido a 180ºC por mais ou menos 15 minutos, ou até que o queijo fique gratinado e dourado por cima.
  9. Retire do forno. Sirva em seguida, acompanhado de uma salada verde ou do que preferir.

Rendimento e tempo de preparo

Essa receita de macarrão com queijo rende 6 porções e leva cerca de 30 minutos para ficar pronta.

Dicas e variações

  • Você pode usar outros tipos de queijo para fazer o molho, como prato, parmesão, provolone, gorgonzola, etc. O ideal é usar queijos que derretam bem e que combinem entre si.
  • Você também pode incrementar o seu macarrão com queijo com outros ingredientes, como presunto picado, bacon frito, frango desfiado, milho verde, brócolis cozido, etc. Basta misturá-los ao macarrão antes de levar ao forno.
  • Se você quiser um toque de crocância, polvilhe queijo ralado ou farinha de rosca sobre o macarrão antes de levar ao forno.

Leia também: Macarrão ao molho pesto