30 de janeiro de 2024

Couve flor no forno

Por Leticia Amaral

Fechando a terça-feira com uma couve flor no forno! Você sabia que a couve flor é um vegetal rico em vitaminas, fibras, minerais e antioxidantes? Além de fazer bem para a saúde, a couve flor também é versátil e pode ser preparada de várias formas diferentes. Uma das mais deliciosas e simples é a couve flor no forno, que fica crocante por fora e macia por dentro. A couve flor no forno é uma boa opção para quem quer comer algo nutritivo, leve e fácil de fazer. Você pode servir a couve flor no forno como salada, acompanhamento ou até mesmo como prato principal. Quer aprender como fazer? Então continue lendo e siga o passo a passo abaixo!

Receita de couve flor no forno: uma opção saudável e saborosa

Ingredientes

Para fazer a couve flor no forno, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 couve flor média
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • Sal, pimenta, alho em pó, orégano e páprica a gosto
  • Queijo parmesão ralado a gosto (opcional)

Modo de preparo

Para fazer a couve flor no forno, siga os seguintes passos:

  1. Forre uma assadeira com papel alumínio enquanto preaquece o forno a 200°C. Lave bem a couve flor e corte em floretes pequenos, então coloque em uma tigela e regue com o azeite. Tempere com sal, alho em pó, pimenta, orégano e páprica a gosto. Misture bem para envolver todos os floretes com o tempero.
  2. Espalhe a couve flor na assadeira em uma única camada. Polvilhe queijo parmesão ralado por cima, se gostar. Leve ao forno por 25 minutos ou até que a couve flor fique dourada e macia, virando na metade do tempo para assar por igual.
  3. Retire do forno e sirva em seguida, ou deixe que esfrie e guarde na geladeira por até 3 dias.

Faça marmitas saudáveis e práticas e risque de vez as besteiras do seu cardápio

Receitinhas

Rendimento e tempo de preparo

A couve flor no forno rende 4 porções e leva cerca de 35 minutos para ficar pronta.

Dicas e variações

  • Você pode variar os temperos da couve flor no forno de acordo com o seu gosto e o que você tem na sua despensa. Experimente usar cominho, curry, alecrim, tomilho, manjericão ou o que mais você gostar.
  • Você pode adicionar outros ingredientes à couve flor no forno para deixar o prato mais completo e colorido. Por exemplo, você pode acrescentar brócolis, cenoura, abobrinha, cebola roxa, tomate cereja, frango desfiado, bacon ou o que mais você preferir.
  • Você pode servir a couve flor no forno com molhos variados para dar mais umidade e sabor. Por exemplo, você pode usar maionese, mostarda, iogurte, ketchup, molho de tomate, molho de queijo, molho pesto ou o que mais você desejar.

Leia também: Frango com legumes ao forno

Imagem do topo: Harper’s Bazaar Brasil