Receitas Salgadas

Manteiga caseira

Você sabia que pode fazer manteiga caseira com apenas dois ingredientes? Sim, é isso mesmo! Você só precisa de creme de leite fresco e sal para fazer uma manteiga cremosa, deliciosa e natural, sem conservantes ou aditivos. Hoje vamos ensinar como fazer manteiga caseira.

Receita de manteiga caseira

Ingredientes

Para fazer manteiga caseira, você vai precisar de:

  • 500 ml de creme de leite fresco (não pode ser o de caixinha ou o de lata)
  • 1 colher de chá de sal (opcional)

Receitas low carb para um dia a dia mais saudável

Modo de preparo

Siga os passos abaixo para fazer manteiga caseira:

  1. Coloque o creme de leite fresco em um recipiente de vidro ou de plástico com tampa. Deixe-o em temperatura ambiente por mais ou menos 12 horas – isso vai fazer com que o creme de leite fique mais ácido e mais fácil de virar manteiga.
  2. Passadas 12 horas, coloque o creme de leite em uma batedeira e bata em velocidade alta por cerca de 15 a 20 minutos, ou até o creme de leite se separar em duas partes: uma parte sólida, que é a manteiga, e uma parte líquida, que é o soro.
  3. Desligue a batedeira e passe a manteiga em uma peneira ou um escorredor de macarrão, para separar o soro. Você pode guardar o soro para usar em outras receitas, como pães, sopas ou bolos.
  4. Lave a manteiga com água corrente, espremendo-a com as mãos, até a água sair limpa. Isso vai ajudar a conservar a manteiga por mais tempo, removendo o excesso de soro.
  5. Se quiser, adicione o sal à manteiga e misture bem. Você também pode adicionar outros temperos, como alho, ervas, pimenta, etc., para dar mais sabor à sua manteiga caseira.
  6. Coloque a manteiga em um pote com tampa e deixe na geladeira por no mínimo 2 horas, para que ela fique mais firme e consistente.

Dicas

  • O creme de leite usado pode ser de qualquer marca, desde que esteja fresco e não tenha nenhum tipo de espessante ou estabilizante na sua composição.
  • A manteiga caseira pode ser feita com qualquer quantidade de creme de leite, mas lembre-se que quanto mais creme de leite, mais tempo você vai precisar bater e mais manteiga você vai fazer.
  • Você pode usar uma batedeira elétrica, manual ou um liquidificador para fazer manteiga caseira, mas tome cuidado para não queimar o motor do seu aparelho.
  • A manteiga caseira pode ser armazenada na geladeira por até 15 dias ou no freezer por até 3 meses.

Leia também: Iogurte caseiro fácil