Sobremesas Snacks

Cocada

A cocada é um doces típico e um dos mais saborosos da culinária brasileira. Feita com coco ralado, açúcar e leite condensado, ela tem uma textura crocante e macia ao mesmo tempo, e um sabor irresistível. Neste artigo, você vai aprender como fazer uma receita de cocada rápida e fácil, que vai agradar toda a sua família e amigos. Confira!

Receita de cocada: um doce tradicional e delicioso

Ingredientes

Para fazer essa receita de cocada, você vai precisar de:

  • 400 g de coco fresco ralado, grosso
  • 2 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de água
  • 1/4 xícara (chá) de leite condensado
  • óleo, o quanto baste para untar

Modo de preparo

Siga o passo a passo abaixo para fazer essa receita de cocada:

  1. Unte uma assadeira grande com óleo e reserve.
  2. Em uma panela, coloque a água e o açúcar e leve ao fogo alto. Deixe a calda cozinhar até o ponto de fio médio, ou seja, quando você levantar a colher e conseguir formar um fio que não se quebre facilmente.
  3. Despeje o coco na panela com a calda, mexendo bem. Acrescente o leite condensado e continue mexendo, até a mistura começar a soltar do fundo da panela. Isso leva de 15 a 20 minutos.
  4. Retire a cocada do fogo e coloque as colheradas na assadeira untada. Deixe endurecer um pouco e retire as cocadas da assadeira, usando uma espátula.
  5. Se quiser guardar a cocada, deixe esfriar bem e guarde em um recipiente com tampa, bem fechado.
Imagem: Desigini

Aprenda a fazer geladinhos gourmet que são um sucesso de vendas

Rendimento e tempo de preparo

Essa receita de cocada rende cerca de 12 porções e leva em torno de 30 minutos para ficar pronta.

Dicas e variações

A cocada é versátil e pode ser feita de várias formas diferentes. Você pode variar o sabor, a textura e a apresentação da sua cocada, sendo criativo(a). Veja algumas sugestões:

  • Se quiser fazer a cocada de forno, basta colocar o creme da cocada em uma forma untada e levar ao forno pré-aquecido a 180°C por mais ou menos 15 minutos, ou até dourar. Sirva com calda de chocolate ou sorvete de creme.
  • Se a ideia for fazer a cocada de colher, basta cozinhar a cocada por menos tempo, até que fique cremosa, e servir em potinhos individuais. Decore com coco ralado ou frutas picadas.
  • A cocada de maracujá é feita adicionando 1/2 xícara (chá) de suco de maracujá concentrado à calda de açúcar e água, antes de colocar o coco. O sabor azedinho do maracujá combina bem com o doce da cocada e fica uma delícia.
  • E se quiser fazer a fazer a deliciosa cocada de chocolate, adicione 4 colheres (sopa) de chocolate em pó à calda de açúcar e água, antes de colocar o coco. O chocolate usado também pode ser o meio amargo picado, e a decoração pode ser de raspas de chocolate.

Leia também: Casadinho de doce de leite

Imagem do topo: Seleções