6 de novembro de 2023

Iogurte caseiro fácil

Por Leticia Amaral

Sabia que fazer iogurte caseiro, além de saudável, é muito fácil? O iogurte é um alimento rico em cálcio, probióticos e proteínas, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a regular a flora intestinal. Além disso, o iogurte caseiro é mais barato e natural do que o industrializado, que pode conter açúcares, corantes e conservantes.

Neste artigo, vamos te ensinar como fazer iogurte caseiro fácil, usando apenas dois ingredientes: iogurte natural e leite. Você vai ver como é simples e rápido preparar esse delicioso alimento, que pode ser consumido puro ou com frutas, mel, granola ou o que você preferir. Vamos lá?

Como fazer iogurte caseiro fácil

Faça um iogurte caseiro fácil, natural e saudável

Ingredientes

  • 1 litro de leite integral (pode ser desnatado ou semidesnatado, mas o resultado será menos cremoso)
  • 1 pote de iogurte natural (170 g)

Dicas incríveis para ajudar a acabar com celulite

Modo de preparo

  1. Em uma panela, aqueça o leite até quase ferver, mas sem deixar que suba. Desligue o fogo e espere o leite esfriar até ficar morno, cerca de 45°C. Você pode usar um termômetro culinário ou testar com o dedo: se conseguir manter o dedo no leite por 10 segundos sem se queimar, está no ponto.
  2. Em uma tigela, misture o iogurte natural e um pouco do leite morno, mexendo bem até que dissolva. Depois, adicione o restante do leite e misture novamente.
  3. Coloque a mistura em um pote de vidro com tampa e envolva-o com uma toalha ou pano. Coloque o pote em um lugar abafado e escuro, como o forno desligado ou dentro de uma caixa térmica. Deixe fermentar por 8 a 12 horas, dependendo da temperatura ambiente e da consistência desejada.
  4. Passado esse tempo, leve o pote à geladeira por pelo menos 4 horas antes de consumir. Seu iogurte caseiro fácil está prontinho

Rendimento e validade

Essa receita rende cerca de 1 litro de iogurte caseiro; ele pode ser armazenado na geladeira por até 7 dias. Você pode usar uma parte desse iogurte para fazer uma nova leva, seguindo o mesmo processo. Assim, você terá sempre iogurte caseiro fresco à disposição.

Leia também: Receita de pães low carb

Dicas e variações

  • Você pode saborizar o seu iogurte caseiro fácil com essências, limão, coco ou baunilha, ou com geleias, açúcar mascavo, adoçante ou mel. Basta acrescentar o ingrediente de sua preferência na hora de consumir ou depois de pronto, misturando bem.
  • Você também pode fazer iogurte grego caseiro, que é mais cremoso e espesso. Para isso, basta coar o iogurte pronto em um filtro de papel ou pano de algodão, sobre uma peneira, por algumas horas, até obter a consistência desejada. O soro que escorrer pode ser usado em outras receitas, como pães, sopas ou bolos.
  • Outra opção é fazer iogurte vegano, usando leite vegetal, como de côco, amêndoas ou soja, e um probiótico em pó, que pode ser encontrado em lojas de produtos naturais. O modo de preparo é o mesmo, mas o tempo de fermentação pode variar.

Espero que você tenha gostado dessa receita de iogurte caseiro fácil. Que tal fazer em casa e nos contar nos comentários como ficou? Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos. Até a próxima!