5 de dezembro de 2023

Brownie simples e rápido

Por Leticia Amaral

Bateu a vontade de um doce, mas você não tem a menor paciência para ficar horas na cozinha? Então você precisa conhecer essa receita de brownie simples e rápido que vai te surpreender pelo sabor e também pela facilidade.

O brownie é um bolo de chocolate típico da culinária americana, mas que conquistou o paladar dos brasileiros. Sua textura é macia por dentro e crocante por fora, e pode ser servido com sorvete, calda, frutas ou de qualquer jeito que você preferir.

Para fazer um brownie simples e rápido, você só vai precisar de alguns ingredientes básicos que você provavelmente já tem em casa: farinha de trigo, manteiga, ovos, açúcar e achocolatado em pó. Sim, você leu certo: achocolatado em pó! Essa é uma dica para deixar o seu brownie mais prático e econômico, sem perder o sabor do chocolate.

Quer saber como fazer um brownie simples e rápido em casa? Confira o passo a passo abaixo e se prepare para se deliciar com essa receita!

Como fazer um brownie simples e rápido em casa

Ingredientes

  • 3 ovos
  • 6 colheres (sopa) de açúcar
  • 5 colheres (sopa) de manteiga
  • 12 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 3 xícaras (chá) de achocolatado em pó
Seu brownie simples e rápido pode ser servido de diversas formas.

Bolos caseiros que vão encantar você e sua família

Modo de preparo

  1. Bata em uma tigela os ovos com o açúcar usando um fouet ou um garfo, até obter uma mistura homogênea.
  2. Derreta a manteiga no micro-ondas ou em banho-maria; adicione a manteiga à mistura de ovos e açúcar. Mexa bem para incorporar.
  3. Junte o achocolatado e a farinha de trigo e misture delicadamente, até formar uma massa lisa e sem grumos.
  4. Unte uma forma quadrada ou retangular com manteiga e polvilhe com um pouco de achocolatado em pó. Coloque a massa na forma e espalhe bem com uma espátula ou uma colher.
  5. Leve ao forno preaquecido a 180°C por mais ou menos 30 minutos, ou até que o brownie esteja assado, mas ainda úmido por dentro. Faça o teste do palito para verificar o ponto: se ele sair levemente sujo de massa, está pronto.
  6. Retire o brownie do forno e deixe que esfrie um pouco antes de cortar em quadrados. Sirva como preferir, ou guarde em um recipiente fechado por até 3 dias.

Rendimento e tempo de preparo

Essa receita de brownie simples e rápido rende cerca de 16 pedaços e leva só 40 minutos para ficar pronta, sendo 10 minutos de preparo e 30 minutos de forno.

Dicas e variações

  • Se preferir um sabor mais intenso de chocolate, use chocolate em pó no lugar do achocolatado. Nesse caso, você pode aumentar um pouco a quantidade de açúcar, se necessário.
  • Também é possível adicionar outros ingredientes à massa do brownie, como nozes, amendoim, castanhas, gotas de chocolate, etc. Basta picá-los e misturá-los à massa antes de levar ao forno.
  • Se você preferir um brownie mais molhadinho, reduza um pouco o tempo de forno ou adicione uma calda de chocolate por cima depois de assado. Para fazer a calda, basta levar ao fogo uma lata de leite condensado, 4 colheres (sopa) de achocolatado em pó e 1 colher (sopa) de manteiga, mexendo sempre até engrossar.

Leia também: Bolo de chocolate molhadinho