11 de dezembro de 2023

Carne de panela com batatas e cenoura

Por Leticia Amaral

A carne de panela com batatas e cenoura é uma receita bem simples, porém prática e deliciosa, que pode ser servida como prato principal ou acompanhamento. É uma excelente opção para quem quer uma refeição nutritiva e saborosa, sem gastar muito tempo ou dinheiro. Neste artigo, você vai aprender como fazer uma carne de panela com batatas e cenoura, com dicas para escolher, temperar, cozinhar e servir a sua carne de panela com batatas e cenoura. Confira!

Como fazer uma carne de panela com batatas e cenoura

Ingredientes

  • 1 kg de carne bovina em cubos (alcatra, coxão mole, patinho, etc.)
  • Sal, pimenta-do-reino, alho, cebola, louro, vinagre e óleo para temperar
  • 4 batatas médias descascadas e cortadas em cubos
  • 2 cenouras médias descascadas e cortadas em rodelas
  • 2 xícaras de chá de água
  • Salsinha picada para decorar
Aprenda a fazer a carne de panela de batatas e cenoura.

Marmitas fitness práticas para o dia a dia

Modo de preparo

  1. Tempere a carne com pimenta, sal, alho, louro, cebola e vinagre. Deixe marinar por no mínimo 30 minutos, para pegar o sabor.
  2. Aqueça o óleo e doure a carne em uma panela de pressão, mexendo de vez em quando, até ficar bem selada. Junte a água e tampe a panela. Cozinhe por cerca de 20 minutos após pegar pressão, ou até que a carne fique macia.
  3. Com cuidado, abra a panela e junte as batatas e as cenouras. Tampe novamente e cozinhe por mais 10 minutos, ou até os legumes ficarem cozidos, mas firmes.
  4. Abra a panela e verifique o tempero; se necessário, ajuste o sal e a pimenta. Se quiser, engrosse o caldo usando um pouco de amido de milho dissolvido em água, levando ao fogo até ferver e engrossar.
  5. Passe a carne de panela com batatas e cenoura para uma travessa e salpique a salsinha picada por cima. Sirva quente, acompanhado de arroz, farofa, salada, etc.

Rendimento e tempo de preparo

Esta receita rende cerca de 6 porções e leva aproximadamente 1 hora para ficar pronta, contando o tempo de marinada, de cozimento e de finalização da carne de panela com batatas e cenoura.

Dicas e variações

  • Você pode usar outros tipos de carne para fazer a sua carne de panela com batatas e cenoura, como carne de frango, suína, carneiro, etc. O tempo de cozimento varia de acordo com o tipo e o tamanho da carne.
  • Use outros tipos de legumes para fazer a sua carne de panela com batatas e cenoura, como abóbora, mandioquinha, chuchu, etc. O importante é que os legumes sejam cortados em tamanhos semelhantes, para que sejam cozidos por igual.
  • Você pode incrementar a sua carne de panela com batatas e cenoura com outros temperos, como extrato de tomate, tomate, vinho tinto, molho de soja, etc. O importante é que os temperos combinem com o sabor da carne e dos legumes.

Leia também: Bife a rolê