22 de dezembro de 2023

Creme de cogumelos

Por Leticia Amaral

O creme de cogumelos é uma sopa cremosa e com muito sabor, que pode ser servida como entrada ou prato principal. É uma opção muito boa para os dias frios, pois aquece o corpo e o paladar. Além disso, o creme de cogumelos é nutritivo, pois os cogumelos são ricos em vitaminas, antioxidantes, minerais e fibras. Neste artigo, vamos ensinar como fazer creme de cogumelos simples, usando apenas alguns ingredientes básicos. Você vai ver como é rápido e fácil preparar essa delícia, que vai agradar toda a família. Confira os ingredientes e o modo de preparo a seguir.

Creme de cogumelos: uma receita fácil e deliciosa

Ingredientes

  • 200 g de cogumelos paris frescos
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 xícaras de caldo de carne ou de legumes
  • 1 xícara de creme de leite fresco
  • Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto
  • Salsinha picada a gosto para decorar (opcional)

Modo de preparo

  1. Lave os cogumelos e corte-os em fatias finas. Deixe algumas fatias para decorar a sopa no final.
  2. Derreta a manteiga em uma panela grande e refogue a cebola e o alho, até que fiquem macios e dourados.
  3. Junte os cogumelos fatiados e tempere com pimenta-do-reino e sal a gosto. Refogue por cerca de 10 minutos e vá mexendo de vez em quando, até que os cogumelos soltem o líquido e fiquem macios.
  4. Adicione o caldo de carne ou de legumes e deixe ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por mais 10 minutos, até o caldo reduzir um pouco.
  5. Passe a mistura para o liquidificador e bata até ficar um creme liso e homogêneo, tomando cuidado para não se queimar com o vapor. Você pode usar um mixer de mão para bater o creme na própria panela.
  6. Coloque o creme de volta para a panela e misture o creme de leite. Aqueça em fogo baixo, sem deixar ferver, e tempere com noz-moscada a gosto.
  7. Sirva o creme de cogumelos em cumbucas ou pratos fundos, decorando com as fatias de cogumelo reservadas e salsinha picada, se quiser. Acompanhe com torradas ou pão.
Você pode usar tipos diferentes de cogumelos nessa receita de creme.

305 receitas low carb leves e deliciosas

Rendimento e tempo de preparo

Essa receita rende em torno de 4 porções de creme de cogumelos, que podem ser consumidas na hora ou guardadas na geladeira por até 3 dias. O tempo de preparo é de mais ou menos 30 minutos, sendo 20 minutos para cozinhar os ingredientes e 10 minutos para bater o creme.

Dicas e variações

  • Você também pode usar outros tipos de cogumelos, como shiitake, shimeji, portobello ou do sol, para variar o sabor e a textura do seu creme de cogumelos. Ajustar o tempo de cozimento com cuidado, de acordo com o tipo de cogumelo escolhido.
  • Você também pode acrescentar outros ingredientes ao seu creme de cogumelos, como bacon, queijo, frango, batata, cenoura ou couve-flor. Isso vai deixar a sua sopa mais nutritiva e completa.
  • Para deixar o seu creme de cogumelos mais leve, você pode substituir o creme de leite por iogurte, requeijão ou leite. Você também pode usar azeite ou margarina no lugar da manteiga.

Leia também: Sopa de cebola com massa folheada