Blog Receitas Salgadas

Receita: Nhoque

O nhoque é uma delícia típica da culinária italiana, feita com massa de batata, farinha de trigo e ovos, cozida em água e servida com molho de sua preferência. É uma receita simples que fica macia leve e saborosa, mas que requer alguns cuidados. Hoje você vai aprender como fazer um nhoque caseiro, seguindo o passo a passo abaixo. Vamos lá?

Receita de nhoque: como fazer um prato delicioso e fácil

Ingredientes

Sirva seu nhoque com o molho de sua preferência

Para fazer o nhoque, você vai precisar de:

  • 1 kg de batatas
  • 2 ovos
  • 2 xícaras de farinha de trigo (aproximadamente)
  • Sal a gosto
  • Molho de sua preferência (sugestões: molho de tomate, molho branco, molho pesto, etc.)

Aprenda a fazer marmitas fitness nutritivas e saborosas

Modo de preparo

  1. Após lavar bem as batatas, cozinhe-as em uma panela com água e sal até que fiquem macias. Escorra e descasque-as ainda quentes.
  2. Com um espremedor ou um garfo, amasse as batatas até formar um um purê. Deixe esfriar um pouco.
  3. Em uma superfície enfarinhada, faça um monte com o purê de batata e abra um buraco no centro. Coloque os ovos e uma pitada de sal e então misture bem com as mãos.
  4. Adicione a farinha de trigo aos poucos e sove a massa, até que ela fique homogênea lisa e desgrude das mãos. Farinha demais pode deixar o nhoque duro, então cuidado para não exagerar na quantidade.
  5. Divida a massa em partes e faça rolinhos, cada um com cerca de 2 cm de espessura. Corte os rolinhos em pedaços de 2 cm e vá formando os nhoques. Você pode marcar os nhoques pressionando levemente cada um deles com o garfo.
  6. Coloque bastante água e sal em uma panela grande e leve ao fogo alto. Deixe a água ferver e vá colocando os nhoques aos poucos, sem lotar a panela. Quando eles subirem à superfície, retire-os usando uma escumadeira e coloque em um refratário. Repita o processo até cozinhar todos os nhoques.
  7. Aqueça em uma panela o molho de sua preferência. Despeje o molho sobre os nhoques e misture com delicadeza. Se quiser, polvilhe queijo ralado por cima.
  8. Sirva o nhoque ainda quente.

Rendimento e tempo de preparo

Esta receita rende cerca de 6 porções e leva cerca de 1 hora para ficar pronta.

Dicas extras

  • A batata pode ser substituída por outros ingredientes, como mandioquinha, ricota, abóbora, espinafre, etc. O processo de preparo é o mesmo, porém a quantidade de farinha pode variar.
  • É possível congelar os nhoques crus em uma assadeira, separados uns dos outros, e depois guardar em sacos plásticos no freezer. Para cozinhar, coloque-os direto na água fervente, sem descongelar.
  • Para variar o molho do nhoque, você pode usar molho de tomate com manjericão, molho pesto com pinoli, molho branco com noz-moscada, molho de queijo com bacon, etc.

Leia também: Batata na manteiga