Blog Bebidas Dicas incríveis

Dicas para escolher o melhor vinho

Muitas pessoas adoram um bom vinho, especialmente para acompanhar um jantar. Mas você sabe como escolher o melhor vinho para cada ocasião? Não se preocupe, neste artigo vamos te dar algumas dicas simples e práticas para que você acerte na hora de comprar e degustar um bom vinho.

O que é o melhor vinho?

Primeiro de tudo, saiba que não existe um vinho que seja o melhor para todas as situações e gostos. O melhor vinho é aquele que você gosta, que combina com a sua comida, com o seu paladar e com o seu momento. Portanto, não se deixe levar apenas por preços, rótulos ou opiniões alheias. Experimente diferentes tipos de vinho e vá descobrindo quais são os seus favoritos.

Como escolher o melhor vinho?

Para escolher o melhor vinho, saiba combinar o sabor da bebida com os alimentos

Para escolher o melhor vinho, leve em conta fatores como:

  • A cor: os vinhos podem ser tintos, brancos, espumantes ou rosés. Cada cor tem características próprias, que variam de acordo com a uva, o clima, o processo de vinificação, o solo e o envelhecimento. Geralmente os vinhos tintos são mais encorpados, tânicos e complexos, os vinhos brancos são mais leves, frutados e frescos, os vinhos rosés são mais florais, delicados e versáteis, e os vinhos espumantes são mais refrescantes, efervescentes e festivos.
  • A uva: as uvas são os ingredientes principais do vinho e cada uma tem um sabor, um aroma e uma personalidade diferentes. Existem centenas de variedades de uvas, mas algumas das mais conhecidas são: Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Malbec, Chardonnay, Syrah, Sauvignon Blanc, Pinot Grigio , Riesling e Moscato. Você pode escolher um vinho feito com uma única uva (varietal) ou com um corte de várias uvas (assemblage).
  • A origem: o lugar onde o vinho é produzido também influencia no seu estilo e na qualidade da bebida. Cada região tem um terroir, que é o conjunto de fatores humanos e naturais que afetam o cultivo das uvas e a elaboração do vinho, como o solo, o clima, a altitude, a exposição solar, a irrigação, a poda, a colheita, a fermentação, o amadurecimento e o engarrafamento. Alguns exemplos de regiões famosas pelo seu vinho são: França, Portugal, Itália, Espanha, Argentina, Chile, Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália e África do Sul.
Sugestão: Adega Climatiza All black Brastemp 12 garrafas, R$ 829,00 na Amazon (Compre aqui)
  • A safra: a safra é o ano em que as uvas foram colhidas para fazer o vinho. A safra pode influenciar na qualidade do vinho, já que depende das condições climáticas que as uvas enfrentaram durante o seu crescimento e maturação. As safras mais quentes e secas geralmente produzem vinhos mais alcoólicos, maduros e concentrados, enquanto as safras mais úmidas e frias produzem vinhos mais ácidos, frescos e delicados. Porém, nem todos os vinhos são afetados pela safra da mesma forma, pois depende também da adaptação da uva ao terroir, da tecnologia usada na vinificação e do potencial de guarda do vinho.
  • A harmonização: a harmonização é a combinação do vinho com a comida, e essa combinação pode realçar ou prejudicar o sabor de ambos. Para harmonizar o vinho com a comida, você pode seguir algumas regras básicas, como: vinhos tintos combinam com carnes vermelhas, vinhos brancos combinam com peixes e frutos do mar, vinhos rosés combina com saladas e queijos leves, vinhos espumantes combinam com aperitivos e sobremesas, vinhos doces combinam com sobremesas e queijos fortes, vinhos leves combinam com comidas leves, vinhos encorpados combinam com comidas encorpadas, vinhos ácidos combinam com comidas gordurosas, vinhos frutados combinam com comidas condimentadas, vinhos secos combinam com comidas salgadas, vinhos suaves combinam com comidas doces. Mas lembre-se: essas são apenas sugestões, o importante é que você goste da combinação.

Gostou? Esperamos que essas dicas te ajudem a escolher o melhor vinho! Lembre-se de que o vinho é uma bebida que deve ser apreciada com responsabilidade, moderação e prazer. Saúde! 🍷

Leia também: 3 receitas de drinks para animar sua festa

*Valores sujeitos à alterações