Sucos detox Bebidas

Receita: chá de hibisco

Você já experimentou chá de hibisco? Feita a partir das flores secas da planta Hibiscus sabdariffa, originária da África e da Ásia, essa bebida tem um sabor levemente azedo e refrescante. O chá de hibisco é muito popular no Brasil, especialmente no Nordeste, onde é chamado de azedinha ou vinagreira. Mas além de ser gostoso, o chá de hibisco também traz vários benefícios para a saúde. Veja alguns deles:

  • Ajuda a emagrecer. Os antioxidantes presentes no chá de hibisco combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento celular. O chá de hibisco também tem efeito diurético, que ajuda a eliminar as toxinas e excesso de líquidos do organismo, reduzindo o inchaço e a retenção de líquidos. Outro benefício do chá de hibisco é a ação termogênica, que acelera o metabolismo e aumenta a queima de calorias e gorduras. Estudos científicos mostram que o consumo regular de chá de hibisco pode auxiliar na redução do peso corporal, do índice de massa corporal (IMC) e da circunferência da cintura .
  • Protege o coração. O chá de hibisco é uma fonte de flavonoides, que são compostos que têm efeito anti-inflamatório, antitrombótico e vasodilatador. Isso significa que o chá de hibisco ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, a reduzir a pressão arterial e a prevenir a formação de coágulos. O chá de hibisco também pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) e de triglicerídeos, que são fatores de risco para doenças cardiovasculares .
  • Fortalece o sistema imunológico. O chá de hibisco é uma excelente fonte de vitamina C, um nutriente essencial para o funcionamento do sistema imunológico. A vitamina C estimula a produção das células de defesa do organismo, as chamadas glóbulos brancos, e aumenta a resistência a infecções. A vitamina C também tem ação antioxidante, protegendo as células dos danos causados pelos radicais livres. Além disso, o chá de hibisco contém outros compostos que têm propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas, que podem prevenir ou combater doenças como gripes, resfriados, candidíase e herpes .

Receita de chá de hibisco: benefícios e como fazer

Como você pode ver, o chá de hibisco é um aliado da sua saúde e do seu bem-estar. Mas como fazer essa bebida em casa? É muito fácil. Você vai precisar de:

  • 2 colheres de sopa de flores secas de hibisco (você pode encontrar em lojas de produtos naturais ou na internet)
  • 1 litro de água filtrada
  • Mel, açúcar ou adoçante a gosto (opcional)

Receitas de suco detox para perder peso e melhorar a saúde

As folhas do chá de hibisco são encontradas em lojas de produtos naturais.

O modo de preparo é o seguinte:

  • Ferva a água em uma panela e desligue o fogo.
  • Coloque as flores de hibisco e tampe a panela.
  • Deixe em infusão por mais ou menos 10 minutos.
  • Coe o chá; se desejar, adoce a gosto.
  • Sirva quente ou gelado.

A porção rende cerca de 4 xícaras de chá, que você pode consumir ao longo do dia. Para aproveitar melhor seus benefícios, o ideal é tomar o chá de hibisco entre as refeições. Evite tomar o chá à noite, pois ele pode atrapalhar o sono, e evite também tomar o chá de hibisco se você estiver grávida, amamentando, tomando medicamentos para pressão alta ou anticoagulantes, ou se tiver problemas gástricos ou renais. Em caso de dúvida, consulte o seu médico antes de consumir o chá de hibisco.

Leia também: Suco detox para desinflamar o corpo