30 de novembro de 2023

Bolinho de arroz

Por Leticia Amaral

Você sabe o que fazer com aquele arroz que sobrou do almoço ou do jantar? Sabia que dá para transformá-lo em um bolinho de arroz saboroso e crocante? O bolinho de arroz é uma receita simples, rápida e econômica, que pode ser servida como aperitivo, acompanhamento ou lanche. Além disso, é uma receita que pode ser adaptada ao seu gosto, acrescentando ingredientes como queijo, bacon, presunto, ervas, etc. Quer aprender como fazer bolinho de arroz? Então, confira o passo a passo a seguir.

Receita de bolinho de arroz: uma forma deliciosa de aproveitar as sobras

Ingredientes

Para fazer bolinho de arroz, você vai precisar de:

  • 3 xícaras (chá) de arroz cozido
  • 2 ovos
  • 1/2 xícara (chá) de leite
  • 1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1/4 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • Sal, pimenta-do-reino e salsinha a gosto
  • Óleo para fritar
Incremente a receita para deixar o bolinho de arroz ainda melhor. Imagem: Receitinhas

Receitas low carb nutritivas e saborosas

Modo de preparo

O modo de preparo do bolinho de arroz é simples e rápido. Veja só:

  • Misture em uma tigela o arroz, os ovos, a farinha, o leite, o queijo, a pimenta, o sal e a salsinha, até formar uma massa homogênea e consistente.
  • Com as mãos untadas, pegue porções da massa e vá modelando em formato de bolinhas. Você pode fazer bolinhos pequenos, médios ou grandes, como você preferir.
  • Aqueça o óleo em fogo médio em uma panela, e frite os bolinhos aos poucos, até que fiquem dourados e crocantes. Escorra em papel toalha, e sirva em seguida.

Rendimento e tempo de preparo

Essa receita de bolinho de arroz rende cerca de 20 bolinhos, e leva aproximadamente 20 minutos para ficar pronta.

Dicas e variações

É possível variar o recheio do bolinho de arroz, usando outros ingredientes, como queijo mussarela, bacon, presunto, carne moída, frango desfiado, milho, ervilha, cenoura, etc. Use sua criatividade e aproveite os ingredientes que você tem em casa.

Você também pode variar o empanado do bolinho de arroz, usando outros ingredientes, como farinha de rosca, aveia, fubá, etc. Você também pode até fazer uma versão mais saudável, usando farinha integral e assando os bolinhos no forno, em vez de fritar.

O bolinho de arroz pode ser servido com diversos molhos, como maionese, barbecue, ketchup, mostarda, etc. Você pode escolher o que mais combina com o seu gosto e com a ocasião.

Leia também: Bolinho de brócolis assado

Imagem do topo: Sabor Brasil