Blog Receitas Salgadas Snacks

Receita – Acarajé

Você já provou acarajé? Se não, saiba que você está perdendo uma das comidas mais tradicionais e saborosas e tradicionais do Brasil. O acarajé é um bolinho frito de massa de feijão-fradinho e cebola, recheado com vatapá, caruru, camarão seco, salada e pimenta. É uma explosão de sabores e texturas que vai te conquistar!

Herança da cultura africana, o acarajé foi trazido pelos escravos que vieram para o Brasil. Ele é considerado um alimento sagrado para o candomblé, uma religião afro-brasileira que tem muitos adeptos na Bahia. Lá, o acarajé é vendido nas ruas pelas baianas, mulheres que se vestem com roupas brancas e turbantes coloridos, e que fazem parte do patrimônio cultural do estado.

Como fazer acarajé em casa: receita fácil e deliciosa

Mais do que gostoso, o acarajé um dos pratos típicos mais tradicionais do Brasil;

Mas você não precisa ir até a Bahia para saborear um acarajé. Seguindo uma receita simples e prática, você consegue fazer em casa. Neste artigo, vamos te ensinar como fazer acarajé passo a passo, da escolha dos ingredientes à montagem dos bolinhos. Você vai ver que não é difícil e que o resultado é incrível. Vamos lá?

Ingredientes para o acarajé

Para fazer a massa do acarajé, você vai precisar de:

  • 1 kg de feijão-fradinho quebrado e sem casca
  • 300 g de cebola
  • 1 colher (chá) de sal
  • 2 litros de azeite de dendê para fritar

O azeite de dendê é um óleo extraído da palma, planta originária da África. Ele tem um sabor característico e uma cor avermelhada, que dão um toque especial ao acarajé. O azeite de dendê é encontrado em lojas de produtos naturais, mercados públicos ou casas especializadas em produtos nordestinos.

Para o recheio do acarajé, você pode usar os seguintes ingredientes:

  • Vatapá: creme feito com pão, leite de coco, azeite de dendê, camarão seco, castanha de caju, amendoim, gengibre e temperos.
  • Camarão seco: um tipo de camarão desidratado e salgado, usado para dar sabor ao vatapá e para decorar o acarajé. Antes de usar o camarão você deve dessalgá-lo, deixando-o de molho em água por algumas horas, trocando a água algumas vezes.
  • Caruru: um refogado de quiabo com cebola, azeite de dendê, alho e camarão seco.
  • Salada: uma mistura de tomate picado, coentro picado, cebola picada e sal.
  • Pimenta: uma pasta de pimenta malagueta, limão, azeite de dendê e sal.

O recheio do acarajé pode ser variado de acordo com o seu gosto, usando outros ingredientes como bacalhau, queijo coalho, carne seca, etc. O importante é que o recheio seja bem temperado e harmonize com a massa do acarajé.

Aprenda a fazer hamburgão lucrativo

Modo de preparo do acarajé

Para fazer a massa do acarajé, siga os seguintes passos:

  1. Coloque o feijão-fradinho em uma tigela; cubra com água e deixe de molho por 12 horas.
  2. Após esse período, escorra o feijão em uma peneira. Reserve.
  3. Bata o feijão no processador, até que se transforme em uma massa homogênea.
  4. Bata as cebolas no liquidificador.
  5. Coloque a massa processada em uma panela, acrescente a cebola batida e o sal. Com a ajuda de uma colher de pau, bata a massa até que dobre de volume.

Para fritar o acarajé, siga os seguintes passos:

  1. Leve uma panela média com azeite de dendê ao fogo alto. Espere que esquente bem.
  2. Modele os bolinhos de acarajé usando uma colher de pau grande e outra de inox. Solte um a um na panela, com cuidado, e frite em azeite de dendê bem quente, até que fiquem dourados uniformemente.
  3. Com uma escumadeira, retire e coloque sobre papel-toalha para absorver o excesso de dendê.

Para montar o acarajé, siga os seguintes passos:

  1. Corte os bolinhos de acarajé ao meio, sem separar as partes.
  2. Recheie os bolinhos com uma colher de vatapá, um pouco de camarão seco, uma colher de caruru, uma porção de salada e uma pitada de pimenta.
  3. Sirva quente ou morno, acompanhado de uma bebida refrescante.

Dicas para fazer um acarajé perfeito

  • O feijão-fradinho pode ser comprado já quebrado e sem casca em casas especializadas em produtos nordestinos. O processo também pode ser feito em casa. Para tanto, na véspera do preparo, coloque os grãos de molho. No dia seguinte, retire a pele e o olho do feijão, batendo com uma colher de pau e retirando as peles que boiam na água. Outra maneira é colocar o feijão-fradinho no liquidificador e ligar na função “pulsar” para quebrar as películas. Na sequência, coloque em uma vasilha com água e retire as cascas e olhos com ajuda de uma peneira.
  • Ao colocar os acarajés para fritar no azeite de dendê, os bolinhos devem boiar e não podem afundar. Isso é sinal de que a massa batida com a colher de pau alcançou o ponto certo.
  • Adicione uma cebola com casca no azeite que será usado para fritar o acarajé. Isso evita o cheiro de óleo queimado.
  • A quantidade de azeite na panela deve ser suficiente para os acarajés não encostarem no fundo da panela.
  • Se quiser, você pode congelar os bolinhos de acarajé já fritos e depois aquecê-los no forno ou no micro-ondas antes de rechear.

Rendimento e tempo de preparo

Esta receita rende cerca de 15 acarajés médios, e o tempo de preparo é de aproximadamente 8 horas, sendo que a maior parte desse tempo é para deixar o feijão de molho. O tempo de cozimento é de cerca de 40 minutos.

Leia também: Receita de Calzone