Blog Dicas incríveis Especial Natal

O que fazer com as sobras da ceia de natal?

Todo Natal é a mesma coisa: comida farta (esperamos que sim), todo mundo de barriga cheia, e você sem saber o que fazer com as sobras da ceia. Para evitar o desperdício, vale até passar vários dias almoçando o peru com gosto de geladeira…

Mas não precisa ser assim. Com um pouco de planejamento e criatividade, podemos aproveitar as sobras da ceia de natal e transformá-las em novas receitas saudáveis e deliciosas. Assim, evitamos o desperdício, economizamos dinheiro e ainda variamos o cardápio.

As sobras da ceia podem render pratos nutritivos e deliciosos.

Receitas de marmitas saudáveis para a semana toda

Aproveitando as sobras da ceia

Veja a seguir algumas ideias de como usar as sobras da ceia de natal de forma saborosa e inteligente:

  • Salada de frango: Se você assar um frango ou um peru para a ceia, com certeza deve sobrar alguma carne. Você pode desfiar essa carne e misturar com folhas verdes, cenoura, tomate, milho, azeitona, queijo e o que mais gostar. Tempere com azeite, pimenta, sal e vinagre e pronto. Você tem uma salada refrescante e nutritiva para o almoço ou jantar.
  • Torta de legumes: Se você fizer uma farofa ou um arroz com legumes para acompanhar a ceia, esses ingredientes podem ser aproveitados para fazer uma torta. Basta bater no liquidificador ovos, leite, farinha de trigo, óleo, fermento e sal. Depois, despeje metade da massa em uma forma untada, espalhe o recheio que você preferir e cubra com o restante da massa. Leve ao forno até dourar e sirva quente ou fria.
  • Sanduíche de pernil: Se você preparar um pernil suíno para a ceia, pode usá-lo para fazer um sanduíche delicioso. Corte o pernil em fatias finas e aqueça em uma frigideira, com um pouco de molho. Depois, coloque em um pão francês ou outro de sua escolha e adicione queijo, alface, cebola, tomate e maionese. Você tem um lanche saboroso e rápido para qualquer hora do dia.
  • Arroz doce: Se você exagerar arroz para a ceia e não quiser repetir o mesmo prato, pode transformá-lo em uma sobremesa típica e fácil de fazer. Veja aqui uma versão caramelizada dessa receita clássica. Fica uma delícia!
  • Sopa de lentilha: Se você fizer lentilha para a ceia de natal ou até para o reveillón, pode aproveitá-la para fazer uma sopa nutritiva e reconfortante. Basta bater a lentilha no liquidificador com um pouco de água e levar ao fogo, com temperos a seu gosto. Você pode adicionar pedaços de bacon, carne, frango ou linguiça para dar mais sabor e consistência. Sirva com pão ou torradas.

Essas são apenas algumas sugestões de como aproveitar as sobras da ceia de natal de forma gostosa e criativa. Mas você também pode inventar as suas próprias receitas, usando os ingredientes que tiver em casa. O importante mesmo é não desperdiçar comida e aproveitar ao máximo os alimentos que você comprou com tanto carinho.

Leia também: Como não errar nas quantidades na ceia de natal