4 de novembro de 2023

Como conservar e armazenar frutas

Por Leticia Amaral

Consumir frutas é fundamental para a saúde. Mais do que um ingrediente saboroso para sobremesas, elas contem fibras e várias vitaminas que desempenham papeis fundamentais no funcionamento do organismo. Sendo assim, saber como conservar e armazenar frutas é fundamental para aproveitar essas aliadas o máximo possível.

Você tem dúvidas de como conservar e armazenas frutas para que elas mantenham a textura e o sabor e durem mais tempo? O artigo de hoje traz algumas dicas que vão facilitar seu dia a dia.

Faça deliciosas marmitas fitness

Aprenda como conservar e armazenar frutas

Saiba como conservar e armazenar frutas para aproveitá-las por mais tempo.

-Enquanto estiverem verdes as frutas podem ser mantidas em temperatura ambiente. Após maduras, coloque-as na geladeira e consuma em até uma semana.

-O que tiver sido lavado e cortado deve ser colocado na geladeira, em um recipiente de vidro tampado para preservar o frescor e limitar o contato com o ar. Essa regrinha vale tanto para frutas quanto para vegetais.

-Pêssego, melão, manga, mamão, banana, ameixa, abacaxi e abacate podem ficar fora da geladeira até seu amadurecimento pleno.

-Com uvas, romãs, morango, melancia, maçã, limão, laranja, cerejas e amoras, prefira comprar já maduras e guardar direto na geladeira.

-Para armazenar, guarde-as separadas umas das outras, em sacos ou potes próprios e acondicionadas na parte inferior da geladeira.

-Você também pode pícar frutas em pedaços e congelar no freezer por até 6 meses. Essa é uma dica útil, já que essas frutas congeladas podem ser batidas no liquidificador e virarem deliciosos smooties e outras bebidas. Mas com frutas mais sensíveis, como morangos ou uvas, pique e congele separadas das demais.

Leia também: Receita suco de maçã, cenoura e beterraba

-Procure comprá-las para consumir em no máximo 3 dias. Assim você terá à sua mesa sempre frutas frescas e de boa qualidade.

-Dica para que as bananas durem mais: retire-as do cacho e envolva as extremidades de cima em plástico filme. As bananas emitem etileno, um gás que é responsável pelo amadurecimento delas; com o plástico filme, essa emissão é diminuída e elas duram mais.

-Melancias geladinhas são deliciosas, não é mesmo? Mas coloque-as na geladeira apenas quando já estiverem cortadas, seja picada em pedaços ou separada em pedaços maiores, como aqueles que são cortados e vendidos no mercado. Se adquirir a fruta inteira, corte-a em pedaços algumas horas antes de consumir, e só então refrigere.

-Por algum motivo ficou sem geladeira? Veja um truque para que sua fruta dure mais: encha um pote com água, faça vários furos na tampa e cubra-o. Em seguida, coloque a fruta que deseja conservar sobre essa tampa.

-Guardou a fruta cortada na geladeira e quer evitar que ela escureça? Pingue algumas gotinhas de suco de limão. A vitamina C vai protegê-la da exposição ao ar.

-Não demore a retirar alimentos estragados, e isso vale para todo tipo de alimento. Os fungos presentes em um alimento estragado se espalham e aceleram o processo de envelhecimento dos demais alimentos.

Gostou das dicas? Se você conhece mais métodos de como conservar e armazenar frutas, deixe nos comentários.