Blog Receitas Salgadas

Tirinhas de carne com batata

Você está procurando uma receita simples, saborosa e que vai agradar a toda a sua família? Então você vai adorar essa receita de tirinhas de carne com batata, que é uma excelente opção para o almoço ou jantar. Essa receita leva poucos ingredientes, mas tem um resultado incrível: a carne fica suculenta e macia, e as batatas ficam douradas e crocantes. Além disso, você pode variar o tempero da carne e do creme de batata de acordo com a sua preferência. Veja como fazer essa receita de tirinhas de carne com batata passo a passo.

Receita de tirinhas de carne com batata: um prato delicioso e fácil de fazer

Ingredientes

  • 500 g de carne bovina (contrafilé, alcatra ou coxão mole) cortada em tiras finas
  • 4 batatas médias descascadas e cortadas em cubos
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu)
  • 1 colher (sopa) de amido de milho
  • 1 xícara (chá) de água
  • 2 colheres (sopa) de creme de leite
  • Salsinha picada para decorar

Modo de preparo

  1. Em uma tigela, tempere a carne com pimenta, sal e molho de soja. Reserve.
  2. Cozinhe em uma panela as batatas em água fervente com sal até que fiquem macias, mas sem desmanchar. Escorra e reserve.
  3. Aqueça o óleo em uma frigideira grande e frite a carne em fogo alto, mexendo de vez em quando, até dourar. Retire da frigideira e reserve.
  4. Usando a mesma frigideira, refogue a cebola e o alho até ficarem macios. Dissolva o amido de milho na água e junte à frigideira, mexendo bem até que forme um molho espesso. Acrescente o creme de leite e misture. Tempere com pimenta e sal se necessário.
  5. Devolva a carne à frigideira e envolva no molho. Deixe aquecer por alguns minutos.
  6. Coloque as batatas em um refratário e por cima a carne com o molho. Polvilhe a salsinha e leve ao forno preaquecido a 180°C por mais ou menos minutos, ou até gratinar.
  7. Sirva em seguida, acompanhado de legumes cozidos ou de uma salada verde.
As tirinhas de carne com batatas são saborosas e nutritivas. Imagem: Beauty Rock

Aprenda a fazer receitas incríveis na air fryer

Rendimento e tempo de preparo

Essa receita de tirinhas de carne com batata rende 4 porções e leva em torno de 40 minutos para ficar pronta.

Dicas e variações

  • Você pode usar outros cortes de carne bovina, como patinho, filé mignon ou lagarto. O importante é cortar em tiras finas para que cozinhem rápido e fiquem macias.
  • O creme de leite pode ser substituído por requeijão, cream cheese ou iogurte natural. O creme de batata ficará mais cremoso e com um sabor diferente.
  • Você também pode adicionar outros temperos à carne e ao creme de batata, como orégano, páprica, alecrim, tomilho, curry, mostarda, etc. Use a sua criatividade e o seu paladar para dar um toque especial à receita.
  • As batatas podem ser substituídas por mandioquinha, inhame, mandioca ou batata-doce. Esses tubérculos também combinam muito bem com a carne e o creme.
  • Você também pode incrementar a receita com outros ingredientes, como cenoura, milho, ervilha, azeitona, queijo, bacon, etc. Basta adicionar ao creme de batata ou à carne antes de levar ao forno.

Por que fazer essa receita?

Essa receita de tirinhas de carne com batata é uma excelente opção para quem quer fazer um prato delicioso e fácil de fazer. Ela é ideal para aproveitar os ingredientes que você tem em casa, pois é versátil e aceita variadas adaptações. Além disso, ela é nutritiva e satisfatória, pois combina proteína, carboidrato e gordura em uma refeição equilibrada. Essa receita também é uma boa pedida para servir em ocasiões especiais, como jantares românticos ou almoços em família. Ela é simples, mas tem um sabor irresistível e um visual bonito. Experimente fazer essa receita de tirinhas de carne com batata e surpreenda-se com o resultado!

Leia também: Carne de panela com batatas e cenouras

Imagem do topo: Comidas Rápidas