Blog Dicas incríveis Especial Natal

Como não errar nas quantidades na ceia de natal

O natal é uma época de celebração, alegria e união. Mas infelizmente também é uma época de muito desperdício. Você já se perguntou como calcular as quantidades na ceia de natal, sem que falte comida e bebida, mas também sem que sobre muito? Hoje vamos te dar algumas dicas para não errar nas quantidades na ceia de natal e aproveitar ao máximo essa data tão especial.

Aprenda a calcular as quantidades na ceia de natal

Planeje o cardápio com antecedência

O primeiro passo para não errar nas quantidades na ceia de natal é planejar com antecedência o seu cardápio. Defina quais serão os pratos principais, as saladas, as guarnições, as sobremesas e as bebidas que você vai servir. Leve em conta o número de convidados, as preferências alimentares, as alergias e as restrições de cada um. Se possível, peça para que os convidados confirmem a presença e avisem se vão levar alguma coisa.

Calcule as porções por pessoa

Após definir o cardápio, é hora de calcular as porções por pessoa. Esse cálculo vai depender do tipo de comida, da variedade de opções e do apetite dos convidados. Mas, em geral, você pode seguir algumas regras básicas:

  • Para as carnes, como peru, tender, chester ou pernil, calcule cerca de 200 g por pessoa. Se servir mais de uma opção, reduza para 150 g por pessoa.
  • Para os acompanhamentos, como arroz, maionese, farofa ou salpicão, calcule cerca de 100 g por pessoa. Se for servir mais de uma opção, reduza para 80 g por pessoa.
  • Para as saladas, como folhas, frutas ou legumes, calcule cerca de 150 g por pessoa. No caso de servir mais de uma opção, reduza para 100 g por pessoa.
  • Para as sobremesas, como bolos, pudins, tortas ou mousses, calcule cerca de 100 g por pessoa. Se for servir mais de uma opção, reduza para 80 g por pessoa.
  • Para as bebidas, como refrigerantes, água, sucos ou cerveja, calcule cerca de 600 ml por pessoa. Se for servir mais de uma opção, reduza para 500 ml por pessoa. Para os vinhos, calcule cerca de 250 ml por pessoa, e para os espumantes, calcule cerca de 150 ml por pessoa.

Compre com antecedência e aproveite as promoções

Sugestão: Multiprocessador All in One Citrus Philco, R$ 269.00 na Amazon (Compre aqui)

Uma outra boa dica para não errar nas quantidades na ceia de natal é comprar os ingredientes com antecedência e sempre procurar promoções. Assim, você evita a correria de última hora, a falta de produtos e os preços altos. Você pode congelar as carnes e os alimentos não perecíveis, como grãos, farinhas, frutas secas e nozes, e descongelar na véspera do preparo.

Não se esqueça dos detalhes

Não se esqueça dos detalhes que fazem toda a diferença na ceia de natal. Providencie louças, copos, talheres, guardanapos e toalhas suficientes para todos os convidados. Decore a mesa com flores, velas, frutas e enfeites natalinos. Coloque uma música ambiente e crie um clima aconchegante. E, claro, não deixe de agradecer pela presença de todos e celebrar o verdadeiro significado de estarem ali.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Se gostou, compartilhe com seus amigos e familiares e deixe seu comentário. Feliz natal e boas festas! 🎄

Leia também: itens úteis para a ceia de natal