7 de novembro de 2023

Receita: Kibe

Por Leticia Amaral

Você já experimentou kibe? Esse prato típico da culinária árabe é feito com trigo para quibe, temperos e carne moída. O kibe pode ser frito, cozido ou assado, e é uma ótima alternativa para servir como aperitivo, refeição ou lanche. Na receita de hoje, vamos ensinar como fazer um kibe assado saboroso e simples, que vai agradar a toda a família. Veja os ingredientes e como fazer.

Como fazer: Kibe

Aprenda a fazer um kibe simples e saboroso.

Aprenda a fazer marmitas fitness que vão salvar seu dia a dia

Ingredientes

  • 500 g de trigo para quibe
  • 1 litro de água quente
  • 500 g de carne moída
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1/4 de xícara de hortelã picada
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Manteiga para untar

Modo de preparo

  1. Em uma tigela, coloque o trigo para quibe e cubra com a água quente. Deixe hidratar por cerca de 30 minutos, ou até que o trigo tenha absorvido toda a água e esteja macio.
  2. Refogue em uma panela a carne moída com a cebola, a pimenta-do-reino, o sal e o alho, mexendo bem para soltar a carne. Cozinhe até que a carne esteja seca e dourada. Desligue o fogo e acrescente a hortelã picada. Misture bem e então reserve.
  3. Preaqueça o forno a 180°C e unte uma forma retangular com manteiga.
  4. Tempere o trigo hidratado com sal, pimenta-do-reino e azeite. Em uma tigela, misture bem com as mãos até formar uma massa homogênea.
  5. Espalhe metade da massa de trigo na forma, e então pressione bem com as mãos para compactar. Por cima, espalhe o recheio de carne moída, cobrindo toda a superfície. Cubra com o restante da massa de trigo e alise bem com as mãos.
  6. Faça cortes superficiais com uma face na superfície do kibe, formando losangos. Pincele um pouco de manteiga derretida por cima e leve ao forno por cerca de 40 minutos, ou até que o kibe esteja firme e douradinho.
  7. Retire do forno e deixe descansar por 10 minutos; corte e sirva. Você pode acompanhar o kibe com coalhada seca, molho de iogurte, salada de folhas verdes ou o que preferir.

Rendimento e tempo de preparo

O rendimento dessa receita é de cerca de 12 porções de kibe e leva aproximadamente 1 hora e 20 minutos para ficar pronta.

E você, gosta de culinária árabe? Já tentou fazer kibe em casa? Conte nos comentários, e acompanhe o site para ver mais receitas deliciosas todos os dias.

Leia também: Receita de nachos mexicanos

Imagem do topo: Cyber Cook