11 de janeiro de 2024

Queijo vegano de amendoim

Por Leticia Amaral

Você sabia que o amendoim, assim como o feijão, é uma leguminosa? Isso significa que ele é rico em proteínas, vitaminas, fibras e minerais. Além disso, ele contém gorduras insaturadas, que são benéficas para o coração e para o cérebro. Por tudo isso, o queijo vegano de amendoim é uma alternativa nutritiva e saborosa aos queijos de origem animal, que podem conter lactose, hormônios e colesterol.

O queijo vegano de amendoim é fácil de fazer e leva poucos ingredientes. Ele fica bem firme e pode ser fatiado para usar em saladas, sanduíches, torradas e até mesmo como petisco. Ele também tem um toque defumado, que dá um sabor especial à receita. Quer aprender como fazer? Confira o passo a passo abaixo e surpreenda-se com essa delícia!

Queijo vegano de amendoim: uma opção saudável e deliciosa

Para fazer o queijo vegano de amendoim, você vai precisar de:

  • 2 xícaras de amendoim cru sem casca
  • 2 xícaras de água
  • 1 colher de sopa de polvilho doce
  • 1 colher de sopa de levedura nutricional (opcional)
  • 1 colher de sopa de páprica defumada
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 pitada de cúrcuma (açafrão-da-terra)
  • 1 pitada de pimenta caiena ou calabresa em pó
  • 1 dente de alho
  • Suco de 1 limão
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã
  • 1 sachê de ágar-ágar em pó (4 gramas)
Créditos na imagem

Receitas low carb para uma rotina mais saudável

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Coloque o amendoim de molho e deixe na água por no mínimo 8 horas, ou durante a noite. Escorra e lave bem.
  2. Coloque o amendoim com 1 xícara de água no liquidificador, e bata até obter um leite cremoso. Coe em um pano fino, espremendo bem para extrair todo o líquido. Reserve o resíduo do amendoim para outras receitas, como bolo ou farofa.
  3. Coloque o leite de amendoim em uma panela. Adicione o polvilho doce, a levedura nutricional, a páprica defumada, a cúrcuma, a pimenta, o sal, o alho e o suco de limão. Misture bem com um fouet ou uma colhe, até que todos os ingredientes dissolvam.
  4. Coloque a outra xícara de água e o ágar-ágar em outra panela. Leve ao fogo médio e mexa até ferver. Deixe cozinhando por cerca de 5 minutos, mexendo sempre, até formar um gel transparente e espesso.
  5. Junte o gel de ágar-ágar à mistura de leite de amendoim e mexa bem. Leve ao fogo baixo e deixe mais 5 minutos cozinhando, mexendo sempre, até engrossar e ficar elástico.
  6. Passe a massa do queijo para uma forma redonda, forrada com papel manteiga ou plástico filme. Com uma espátula, alise a superfície. Leve à geladeira por pelo menos 4 horas ou até firmar bem.
  7. Desenforme o queijo vegano de amendoim e corte em fatias ou em cubos. Pode ficar guardado na geladeira por até 5 dia, ou no freezer por até 3 meses.

Essa receita rende cerca de 400 gramas de queijo vegano de amendoim e leva uns 30 minutos para preparar, mais o tempo de molho e de geladeira. Para variar os temperos, você pode adicionar ervas frescas, nozes, sementes ou outros ingredientes de sua preferência.

Leia também: iogurte caseiro fácil

Imagem do topo: Tudo Receitas