Sobremesas

Pudim de leite condensado

O pudim de leite condensado é um clássico das sobremesas, muito apreciado pelos brasileiros. Ele tem um sabor suave, uma textura cremosa e uma calda de caramelo que dá um toque especial. Além disso, o pudim de leite condensado é bem fácil de fazer, já que leva apenas três ingredientes: leite condensado, ovos e leite. Você pode preparar essa receita em qualquer ocasião, seja para uma festa com os amigos, um almoço em família ou um jantar romântico. O pudim de leite condensado é uma sobremesa que agrada a todos os paladares e que vai te deixar com água na boca.

Veja a seguir como fazer um pudim de leite condensado fácil e delicioso.

Receita de pudim de leite condensado: como fazer um doce delicioso e fácil

Aprenda a fazer o famoso pudim de leite condensado. Imagem: Cozinha Legal

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado (395 g)
  • 1 lata de leite (use a mesma medida do leite condensado)
  • 3 ovos
  • 1 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de água

Receitas de incríveis bolos caseiros

Modo de preparo

  1. Coloque o açúcar e a água em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo até que o açúcar dissolva. Depois, pare de mexer e deixe cozinhar até que se forme uma calda de caramelo dourada. Cuidado para não queimar.
  2. Despeje a calda de caramelo em uma forma de buraco no meio, espalhando bem pelas laterais e pelo fundo. Reserve.
  3. Bata o leite condensado, o leite e os ovos no liquidificador até ficar homogêneo.
  4. Despeje a mistura na forma caramelizada, cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 180°C, em banho-maria, por mais ou menos 1 hora e 30 minutos, ou até que o pudim fique firme.
  5. Retire do forno, deixe esfriar e coloque na geladeira por no mínimo 4 horas, ou até que o pudim esteja bem gelado.
  6. Desenforme o pudim em um prato, tendo cuidado para não quebrar. Sirva em seguida ou mantenha na geladeira até a hora de servir.

Rendimento

Essa receita rende 10 porções de pudim de leite condensado, cada uma com cerca de 300 calorias.

Dicas

  • Para variar o sabor do pudim de leite condensado, você pode adicionar raspas de limão, coco ralado, essência de baunilha ou queijo ralado à mistura antes de assar.
  • Você também pode decorar o pudim de leite condensado com frutas frescas, como uvas, morangos, kiwis ou abacaxi, ou com granulado, chantilly, ou nozes picadas.
  • Para economizar tempo, você também pode fazer o pudim de leite condensado na panela de pressão. Para isso, coloque a forma de pudim dentro da panela com água até a metade da forma, tampe e cozinhe por 15 minutos, depois que pegar pressão. Depois, espere que a pressão saia naturalmente, abra a panela e deixe que o pudim esfrie.

Leia também: Cheesecake de morango

Imagem do topo: Receitinhas