Sobremesas

Receita: Ambrosia

Você já ouviu falar de ambrosia? Essa sobremesa é típica do sul do Brasil e é feita com leite, ovos, açúcar e canela. O nome vem da mitologia grega, onde ambrosia era o alimento dos deuses do Olimpo, que lhes conferia imortalidade e beleza. Mas não se preocupe – você não precisa ser um deus para saborear essa delícia. Basta seguir essa receita rápida e simples, que vai deixar sua família e amigos com água na boca.

Como fazer ambrosia, a sobremesa dos deuses

Ingredientes

  • 1 litro de leite
  • 6 ovos
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 pau de canela
  • Cravo-da-índia a gosto
A ambrosia é saborosa e fácil de fazer. Imagem: Wikipédia

Bolos caseiros deliciosos

Modo de preparo

  1. Coloque em uma panela grande o leite, o açúcar, a canela e o cravo. Leve ao fogo médio e vá mexendo de vez em quando, até ferver.
  2. Em uma tigela, bata os ovos com um garfo ou um fouet, até ficarem bem misturados.
  3. Quando o leite ferver, abaixe o fogo e despeje os ovos em fio, fazendo movimentos circulares com a mão e formando fios de ovos no leite. Não mexa a mistura, apenas deixe cozinhar por uns 15 minutos, ou até os fios de ovos ficarem firmes.
  4. Desligue o fogo; transfira a ambrosia para uma travessa ou para potinhos individuais; deixe esfriar e leve à geladeira por no mínimo 2 horas, ou até gelar.
  5. Sirva a ambrosia gelada, e se desejar polvilhe com canela em pó. Você pode acompanhar com queijo ralado, frutas secas ou frescas, ou comer pura mesmo.

Rendimento e tempo de preparo

Essa receita rende cerca de 8 porções de ambrosia, e leva cerca de 30 minutos para ficar pronta, mais o tempo de geladeira. É uma sobremesa econômica, fácil e muito saborosa, que vai surpreender seus convidados. Experimente fazer ambrosia em casa e descubra por que ela é considerada a sobremesa dos deuses. Bom apetite!

Leia também: Receita de Petit Gateau

Imagem do topo: Teste Receitas