7 de dezembro de 2023

Suco de lichia com água de coco e hortelã

Por Leticia Amaral

Você já experimentou suco de lichia? Essa fruta de origem chinesa tem um sabor suave e doce, e é rica em vitaminas C e do complexo B, fibras, potássio e antioxidantes. Além de ser muito saborosa, a lichia também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, a prevenir a hipertensão, a rejuvenescer a pele, a regular o intestino e a reduzir a gordura abdominal. Ou seja, é uma ótima aliada para quem quer emagrecer e cuidar da saúde.

Para deixar o suco de lichia ainda mais refrescante e gostoso, você pode acrescentar água de coco e hortelã, que também têm propriedades benéficas para o organismo. A água de coco é hidratante, alcalinizante, diurética, e fonte de minerais como cálcio, magnésio e fósforo. Já a hortelã é digestiva, anti-inflamatória, analgésica e relaxante.

Quer aprender a fazer essa receita simples e rápida? Então confira o passo a passo abaixo e prepare hoje mesmo esse suco de lichia com água de coco e hortelã!

Suco de lichia com água de coco e hortelã: uma bebida deliciosa e saudável

Ingredientes

  • 1 copo (200 ml) de água de coco
  • ½ xícara (chá) de lichias descascadas e sem semente
  • 5 folhas de hortelã
  • Gelo a gosto
Acrescente água de coco e hortelã e deixe seu suco de lichia ainda mais refrescante.

Receitas de incríveis sucos detox

Modo de preparo

  1. Retire a polpa (parte branca) das lichias; coloque-as no liquidificador junto com a água de coco, a hortelã e o gelo. Bata bem até obter uma mistura cremosa e homogênea.
  2. Sirva ainda bem gelado, em copos ou taças decoradas com folhas de hortelã.

Rendimento e tempo de preparo

Essa receita rende 2 porções e leva apenas 10 minutos para ficar pronta.

Dicas e variações

  • A água de coco pode ser substituída por água filtrada, leite de coco ou iogurte natural, de acordo com a sua preferência.
  • Você pode adicionar outras frutas ao suco de lichia, como morango, framboesa, abacaxi ou maracujá, para variar o sabor e aumentar o valor nutricional da bebida.
  • Você pode adoçar o suco de lichia com mel, stevia, açúcar mascavo ou outro adoçante natural de sua escolha, mas lembre-se de que a lichia já é uma fruta doce e que o excesso de açúcar pode prejudicar a sua saúde e o seu emagrecimento.

Benefícios do suco de lichia

O suco de lichia é uma bebida que traz muitos benefícios para a sua saúde, como:

  • Fortalece o sistema imunológico, prevenindo infecções, gripes e resfriados, graças à vitamina C e aos antioxidantes presentes na lichia.
  • Rejuvenesce a pele, protegendo-a dos raios ultravioletas, evitando manchas, acnes e rugas, e estimulando a produção de colágeno, devido à vitamina C e aos flavonoides da lichia.
  • Previne a hipertensão, regulando a pressão arterial, por causa do potássio e da água de coco, que são vasodilatadores e equilibram os níveis de sódio no organismo.
  • Regula o intestino, melhorando a digestão e o trânsito intestinal, por causa das fibras e da água de coco, que aumentam a umidade e o volume das fezes, facilitando a sua eliminação.
  • Reduz a gordura abdominal, ajudando a emagrecer e a diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Isso acontece devido a uma substância chamada cianidina, que inibe a formação de células de gordura, e também por causa das fibras e da água de coco, que promovem a saciedade e evitam a fome excessiva.

Leia também: suco detox para desinflamar o corpo