Receitas Sem Açúcar

Purê de mandioquinha

Você já experimentou purê de mandioquinha? Essa receita típica brasileira leva um tubérculo também conhecido como batata-baroa, batata-salsa ou cenoura-amarela. O purê de mandioquinha é um acompanhamento ótimo para carnes, peixes, aves ou saladas, e tem um sabor cremoso e suave que agrada a todos.

O purê de mandioquinha leva poucos ingredientes e é super fácil de fazer. Você só vai precisar de mandioquinha, manteiga, leite, noz-moscada e sal. O segredo é cozinhar bem a mandioquinha até que ela fique bem macia, e depois amassá-la com um espremedor ou um garfo. Depois, é só misturar com o leite, a manteiga, a noz-moscada e o sal, e levar ao fogo baixo até ficar bem homogêneo e quente.

O purê de mandioquinha é um ótimo acompanhamento para vários tipos de carnes. Imagem: Bonde

O purê de mandioquinha fica ainda melhor se você adicionar por cima um molho de sua preferência ou um pouco de queijo ralado. Você também pode variar a receita, acrescentando outros ingredientes como requeijão, creme de leite, cebola, alho, cebolinha, salsinha, linguiça ou bacon. Use a sua criatividade e faça o seu purê de mandioquinha do seu jeito!

A receita que eu vou ensinar a seguir rende 4 porções e leva cerca de 30 minutos para ficar pronta. Veja o passo a passo.

Purê de mandioquinha: uma receita fácil e deliciosa

Ingredientes

  • 1 kg de mandioquinha descascada e cortada em pedaços
  • 1 xícara de leite
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • Sal a gosto
  • Noz-moscada a gosto

Marmitas que vão facilitar o seu dia a dia

Modo de preparo

  1. Em uma panela grande, coloque a mandioquinha e cubra com água. Leve ao fogo alto e cozinhe até que ela esteja bem macia, cerca de 20 minutos. Escorra a água e reserve.
  2. Aqueça o leite e a manteiga em uma panela pequena em fogo baixo, mexendo até que a manteiga derreta. Tempere com noz-moscada e sal a gosto.
  3. Amasse a mandioquinha com um espremedor ou um garfo, até que forme um purê. Transfira para uma panela média e junte a mistura de leite e manteiga. Leve ao fogo baixo e mexa bem, até que o purê fique bem homogêneo e quente.
  4. Se desejar, polvilhe queijo ralado por cima. Sirva o purê de mandioquinha em uma travessa. Aproveite!

Leia também: Batata na manteiga

Imagem no topo: Sabor na Mesa