Snacks Bolos

Pão caseiro

Você sabia que é possível fazer um pão caseiro delicioso, fofinho e macio com apenas 4 ingredientes? Sim, você leu certo: 4 ingredientes! E o melhor de tudo é que você não precisa sovar a massa nem esperar horas para ela crescer. Essa receita de pão caseiro é tão rápida e fácil que você vai querer fazer todos os dias!

O pão caseiro é um alimento muito nutritivo e versátil, que pode ser consumido no café da manhã, no lanche da tarde ou até mesmo como acompanhamento de saladas e sopas. Além disso, fazer o seu próprio pão caseiro é uma forma de economizar dinheiro e evitar os aditivos químicos e conservantes presentes nos pães industrializados.

Para fazer essa receita de pão caseiro rápido e fofo, você vai precisar de apenas 4 ingredientes que você provavelmente já tem em casa: farinha de trigo, fermento químico em pó, sal e iogurte natural. Isso mesmo, você não vai precisar de ovos, leite, açúcar, óleo nem fermento biológico. O iogurte natural vai dar a umidade e a maciez ao pão, e ainda ajudar na fermentação junto com o fermento químico.

Aprenda a fazer um pão caseiro rápido e fofo com apenas 4 ingredientes

Quer saber como fazer essa maravilha? Então confira o passo a passo da receita de pão caseiro rápido e fofo a seguir:

Ingredientes

  • 3 xícaras de farinha de trigo (aproximadamente 360 g)
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó (aproximadamente 15 g)
  • 1 xícara de iogurte natural (aproximadamente 240 g)
  • 1 colher de chá de sal (aproximadamente 5 g)

Modo de preparo

  1. Misture em uma tigela grande a farinha, o fermento e o sal. Faça um buraco no centro e adicione o iogurte. Misture com uma colher e vá formando massa homogênea e pegajosa.
  2. Passe a massa para uma superfície enfarinhada e amasse levemente usando as mãos, incorporando mais farinha se necessário, até que a massa fique lisa e não grude nas mãos.
  3. Modele a massa em uma bola e coloque em uma forma untada e enfarinhada. Usando uma faca afiada, faça alguns cortes na superfície do pão, formando um xadrez.
  4. Leve o pão ao forno médio (180° C), preaquecido, por mais ou menos 30 minutos, ou até que esteja crescido e dourado.
  5. Retire o pão do forno e deixe que esfrie um pouco antes de cortar em fatias. Sirva quente ou frio, com manteiga, requeijão, geleia ou o que preferir.

Faça deliciosos bolos caseiros

Guia da Cozinha

Rendimento e tempo de preparo

  • Essa receita rende um pão caseiro de aproximadamente 600 g, que pode ser dividido em 12 fatias.
  • O tempo de preparo leva em torno de 40 minutos, sendo 10 minutos de preparação e 30 minutos de forno.

Dicas e variações

  • Incremente o seu pão caseiro com outros ingredientes, como queijo ralado, ervas finas, sementes de gergelim, chia ou linhaça , ou até mesmo frutas secas ou pedaços de chocolate. É só adicionar esses ingredientes à massa antes de modelar o pão.
  • Você também pode fazer o seu pão caseiro em formas menores, como de mini pães, cupcakes ou muffins. Nesse caso, reduza o tempo de forno para cerca de 15 minutos, ou até que os pãezinhos estejam douradinhos e assados por dentro.
  • Se você não tiver iogurte natural, ele pode ser substituído por coalhada, leite azedo ou até mesmo creme de leite. O importante é que o ingrediente seja ácido, para reagir com o fermento e fazer o pão crescer.

Leia também: Hamburger caseiro

Imagem do topo: Gordices da Teka