Dicas incríveis

Dicas para manter a cozinha organizada

Um dos ambientes mais usados da casa, a cozinha é, por isso mesmo, um dos que mais se desorganiza. Quem nunca se deparou com um armário bagunçado, uma pia cheia ou uma geladeira sem espaço? Para evitar esses problemas, é preciso seguir alguns truques para manter a cozinha organizada, que vão da rotina de limpeza à escolha dos utensílios. Veja a seguir algumas sugestões que podem te ajudar a ter uma cozinha mais agradável e funcional.

Uma cozinha organizada é agradável, prática e desperta vontade de ser utilizada.

Dicas para manter a cozinha organizada – comece hoje mesmo

  • Escolha os utensílios certos: Tenha apenas os utensílios que você realmente usa e precisa. Muitas vezes, acumulamos potes, panelas, talheres e outros itens que só ocupam espaço e dificultam a organização. Por isso, revise os seus utensílios e descarte ou doe aqueles que estão em excesso, quebrados ou sem utilidade. Assim, você libera espaço nas gavetas e armários e facilita a localização dos itens que você usa com frequência.
  • Organize os armários e as gavetas: Arrume os armários e as gavetas de forma prática e funcional. Separe os itens por categorias, como potes, panelas, pratos, talheres, copos, etc., e coloque-os em locais de fácil acesso. Você pode usar divisórias, suportes, cestos ou ganchos para aproveitar melhor o espaço e manter os itens em ordem. Etiquete os potes com alimentos e coloque a data de validade neles, para evitar desperdícios e contaminações.
  • Mantenha a pia limpa: Uma das dicas que mais faz diferença é não deixar a pia acumular louça suja. A louça suja deixa a cozinha com um aspecto ruim e ainda pode atrair insetos, bactérias e mau cheiro. Lave a louça sempre logo após o uso ou, pelo menos, uma vez ao dia. Se você tiver uma lava-louças, use-a com frequência e não deixe a louça secar na máquina. Após a lavagem, seque e guarde os utensílios em seus lugares e limpe a pia com um pano úmido e um produto desinfetante.
Sugestão: Kit organizador para cozinha aramado DiCarlo, R$ 150,00 na Amazon (Compre aqui)
  • Limpe a geladeira regularmente: Dar atenção à geladeira é fundamental. Para evitar que ela fique cheia de alimentos estragados, esquecidos ou vencidos, faça uma limpeza regularmente. Uma vez por semana, retire todos os alimentos da geladeira e verifique o estado de conservação e a validade de cada um. Descarte o que não estiver bom para consumo e organize os que estiverem em ordem. Para separar os alimentos por categorias, como frutas, verduras, carnes, laticínios, etc., use potes transparentes, prateleiras ou cestos. Assim, você otimiza o espaço e facilita a visualização dos itens. Limpe a geladeira por dentro com um pano úmido e um produto específico para eliminar as sujeiras e os odores.
  • Crie uma rotina de limpeza: Estabelecer uma rotina de limpeza é uma das dicas mais importantes para manter a cozinha organizada. Não adianta arrumar a cozinha uma vez e depois deixar que ela se desorganize novamente. Crie hábitos diários que ajudem a manter a ordem e a higiene do ambiente, como varrer o chão, passar um pano nas bancadas e nos eletrodomésticos, limpar o fogão, tirar o lixo e arejar o ambiente todos os dias. Você também pode fazer uma limpeza mais profunda uma vez por mês, lavando armários, gavetas, micro-ondas, forno e outros itens que precisam de mais cuidado.

Siga essas dicas para manter a cozinha organizada, e você verá como o seu ambiente vai ficar mais bonito, aconchegante e prático. E o melhor: você vai ganhar mais disposição e tempo para preparar as suas refeições e aproveitar os momentos em família. Experimente e comprove!

Leia também: Tipos de panelas e para que servem

*Valores sujeitos à alteração