14 de novembro de 2023

Polenta na air fryer

Por Leticia Amaral

Vamos agora a uma receita de petisco crocante e saboroso, que leva apenas fubá, água e sal. É a polenta na air fryer, receita fácil e rápida de fazer que rende muitas porções e fica sequinha e dourada. A polenta na air fryer é uma ótima opção para servir como aperitivo, acompanhada de queijos, molhos ou carnes. Você pode fazer a polenta na air fryer do jeito que preferir, cortando em cubos, palitos, bolinhas ou rodelas. Você também pode variar o sabor da polenta na air fryer, adicionando queijo ralado, ervas, bacon ou calabresa à massa.

Veja a seguir como fazer uma polenta na air fryer crocante e saborosa.

Sirva com acompanhamentos para deixar sua polenta na air fryer ainda melhor. Imagem: Williams Sonoma

Aprenda a fazer marmitas nutritivas e pouco calóricas

Receita de polenta na air fryer: como fazer um petisco crocante e saboroso

Ingredientes

  • 2 xícaras de fubá
  • 6 xícaras de água
  • Sal a gosto

Modo de preparo

  1. Usando uma panela, dissolva o fubá em 2 xícaras de água fria, mexendo bem para não empelotar. Junte 4 xícaras de água restantes e o sal e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar e soltar do fundo da panela. Desligue o fogo e passe a massa de polenta para uma forma untada, espalhando bem e alisando a superfície. Deixe esfriar e coloque na geladeira por pelo menos 2 horas, ou até a polenta ficar firme.
  2. Desenforme a polenta e corte em pedaços do tamanho e formato que desejar. Coloque os pedaços de polenta na cesta da air fryer, sem sobrepor, e leve ao forno preaquecido a 200°C por mais ou menos 20 minutos, ou até que a polenta esteja dourada e crocante, virando na metade do tempo. Retire da air fryer e sirva, acompanhada dos molhos, queijos ou carnes de sua preferência.

Rendimento

Essa receita rende cerca de 30 porções de polenta na air fryer, cada uma com cerca de 60 calorias.

Dicas

  • Uma opção é usar farinha de milho no lugar do fubá, se preferir, mas o resultado pode ficar diferente.
  • Você também pode temperar a água da polenta com caldo de legumes, de frango ou de carne, para dar mais sabor à massa.
  • Use formas de biscoito para cortar a polenta em formatos divertidos, como coração, estrela, flor, etc.
  • Outra ideia é pincelar um pouco de azeite ou manteiga nos pedaços de polenta antes de levar à air fryer, para deixá-los mais saborosos e dourados.

Leia também: Tofu crocante

Imagem do topo: Receiteria