3 de janeiro de 2024

Bolo da fortuna

Por Leticia Amaral

Você já ouviu falar do bolo da fortuna? É um bolo delicioso e divertido, que esconde dentro de si uma surpresa: um papelzinho com uma mensagem de sorte, amor, humor ou sabedoria. O bolo da fortuna é uma tradição chinesa que se popularizou no mundo todo, especialmente em datas comemorativas, como o ano novo, dia dos namorados ou aniversário. Neste artigo, vamos te ensinar como fazer o seu próprio bolo da fortuna, com uma receita simples e fácil. Vamos lá?

Receita de bolo da fortuna

Ingredientes

Para fazer o bolo da fortuna, você vai precisar de:

  • 3 ovos
  • 1 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de óleo
  • 1/2 xícara de leite
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • Papel manteiga
  • Caneta
  • Tesoura

Modo de preparo

Siga os passos abaixo para fazer o bolo da fortuna:

  1. Em uma tigela, bata os ovos usando um fouet ou uma batedeira, até que fiquem claros e fofos.
  2. Adicione o açúcar e continue batendo, até obter uma mistura cremosa e homogênea.
  3. Acrescente o óleo e o leite; misture bem.
  4. Peneire a farinha de trigo e o fermento em pó e incorpore à massa, mexendo delicadamente até que fique lisa e sem grumos.
  5. Unte uma forma redonda de 20 cm de diâmetro com manteiga e farinha, e despeje a massa, usando uma espátula para alisar a superfície.
  6. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por mais ou menos 25 minutos, ou até que um palito inserido no centro saia limpo.

Receitas de bolos caseiros deliciosos

  1. Enquanto o bolo assa, prepare os papelzinhos com as mensagens. Corte o papel manteiga em tiras de 2 cm de largura e 10 cm de comprimento, e escreva as mensagens com caneta. Você pode usar frases de sorte, amor, sabedoria ou humor, como por exemplo: “Você vai encontrar o amor da sua vida”, “Você vai viajar pelo mundo”, “Você vai ganhar na loteria”, “Você vai ter um dia maravilhoso”, “Você é uma pessoa incrível”, “Você tem um grande potencial”, “Você vai aprender algo novo”, “Você vai rir muito hoje”, etc. Use a sua criatividade e o seu bom senso, e evite mensagens negativas, ofensivas ou constrangedoras.
  2. Depois que o bolo assar, retire-o do forno e deixe-o esfriar um pouco. Com uma faca, faça um corte circular no centro do bolo, com cerca de 10 cm de diâmetro, e retire a parte cortada, formando uma cavidade. Reserve a parte cortada.
  3. Coloque os papelzinhos com as mensagens dentro da cavidade do bolo, deixando-os bem distribuídos. Em seguida, cubra a cavidade com a parte cortada do bolo, pressionando levemente para encaixar bem.
  4. Decore o bolo da fortuna como preferir, usando chantilly, frutas, glacê, chocolate, confeitos, etc. Coloque na geladeira por pelo menos 2 horas, para que o bolo fique firme e gelado.
  5. Na hora de servir, corte o bolo em fatias e distribua entre seus convidados, que devem abrir os papeizinhos e ler as mensagens em voz alta. Divirta-se com as reações e as surpresas, e aproveite o seu bolo da fortuna!

Rendimento e tempo de preparo

Esta receita de bolo da fortuna rende 12 porções, e leva cerca de 1 hora para ficar pronta, mais 2 horas de geladeira. Você pode fazer o bolo com antecedência e guardá-lo na geladeira até a hora de servir, ou até mesmo congelá-lo por até 3 meses, desde que guarde-o bem embalado.

Leia também: Bolo com tâmaras sem açúcar

Imagem do topo: Bake and Cake Gourmet