5 de janeiro de 2024

Nuggets de grão de bico

Por Leticia Amaral

Os nuggets são famosos em redes de fast foods e fazem sucesso com as crianças. Mas você já experimentou nuggets de grão de bico? Essa é uma receita fácil, rápida e muito saborosa, que pode agradar tanto aos vegetarianos quanto aos adoradores de carne. Os nuggets de grão de bico são crocantes por fora, macios por dentro e cheios de nutrientes. Eles também são uma ótima forma de aproveitar os benefícios do grão de bico, que é rico em proteínas, ferro, fibras, cálcio e vitaminas do complexo B.

Neste artigo, vamos te ensinar como fazer nuggets de grão de bico em casa, usando ingredientes simples e acessíveis. Você verá como é fácil preparar essa receita, que pode ser servida como aperitivo, acompanhamento ou lanche. Você também vai aprender algumas dicas para deixar seus nuggets de grão de bico ainda mais gostosos e crocantes. Vamos lá?

Nuggets de grão de bico: uma opção saudável e deliciosa

Ingredientes

Para fazer nuggets de grão de bico, você vai precisar de:

  • 2 xícaras de grão de bico cozido e escorrido
  • 1/4 de xícara de cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1/4 de xícara de salsinha picada
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 1/4 de xícara de farinha de trigo integral
  • 1/4 de xícara de farinha de rosca
  • Óleo para fritar

Receitas deliciosas para fazer na air fryer

Modo de preparo

O modo de preparo dos nuggets de grão de bico é muito simples. Siga os passos abaixo:

  1. Em um processador de alimentos, coloque o grão de bico, o alho, a cebola, a salsinha, o sal e a pimenta. Bata até obter uma massa firme e homogênea, que possa ser modelada com as mãos. Se for necessário, adicione um pouco de água para facilitar esse processamento.
  2. Passe a massa para uma tigela e coloque a farinha de trigo integral. Misture bem até incorporar. A farinha ajudará a dar liga e consistência aos nuggets.
  3. Modele os nuggets usando as mãos, fazendo bolinhas e achatando-as levemente. Passe-os na farinha de rosca, deixando todos os lados bem cobertos.
  4. Aqueça uma frigideira com óleo suficiente para cobrir os nuggets. Frite-os no fogo médio, virando-os de vez em quando, até ficarem dourados e crocantes. Escorra-os em papel toalha para retirar o excesso de óleo.
  5. Pronto! Agora sirva seus nuggets de grão de bico com o molho de sua preferência. Eles ficam ótimos com ketchup, maionese, mostarda, molho de iogurte ou molho barbecue.

Rendimento e tempo de preparo

Essa receita rende cerca de 20 nuggets de grão de bico, que podem ser consumidos por 4 pessoas. O tempo de preparo leva em torno de 30 minutos, sendo 10 minutos para o processamento da massa e 20 minutos para a fritura.

Dicas e variações

Se você quiser deixar seus nuggets de grão de bico ainda mais saborosos e nutritivos, confira algumas dicas e variações que você pode fazer:

  • Você pode substituir a farinha de trigo integral por outra farinha de sua preferência, como farinha de aveia, farinha de amêndoas, farinha de arroz ou farinha de grão de bico.
  • A farinha de rosca também pode ser substituída por outro ingrediente que dê crocância aos nuggets, como flocos de milho triturados, quinoa em flocos, linhaça ou gergelim.
  • Você pode adicionar outros temperos à massa dos nuggets, como cominho, curry, páprica, orégano ou tomilho. Use sua criatividade e seu paladar para criar combinações deliciosas e diferentes.
  • Você pode adicionar outros legumes à massa dos nuggets, como cenoura, espinafre, abobrinha ou couve-flor. Basta ralá-los ou picá-los bem fininhos e misturá-los ao grão de bico processado. Isso deixará seus nuggets mais variados e coloridos.
  • Ao invés de fritar, você pode assar os nuggets de grão de bico no forno. Para isso, coloque-os em uma assadeira untada com óleo e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por mais ou menos 20 minutos, virando-os na metade do tempo, até que fiquem crocantes e dourados. Essa é uma opção mais saudável e menos calórica.

Leia também: Empadinha de palmito cremosa

Imagem do topo: Grupo PQ Alimentos